"O pensar se manifesta na palavra; A Palavra se transforma em ato; o ato se desenvolve em hábito; e o hábito endurece como caráter." - Buda

"Nós somos as sondas por meio das quais a existência conhece a si mesma."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dourado, Big Brother e propaganda

Gente como a gente.

Ok, serei direto. O que significa Marcelo Dourado ser o vencedor da última edição do Big Brother Brasil?
Mas primeiro, de onde surge o nome Big Brother?
Este nome muito possivelmente foi retirado da obra do escritor Eric Arthur Blair, mais conhecido como George Orwell, autor de 1984.

Em seu livro, uma sociedade controlada por uma figura autoritária, que nunca é vista em público, e sua própria existência é duvidosa. Esta figura é chamada de Big Brother.
E ele está sempre a lhe observar.

A sociedade que Orwell descreve é constantemente vigiada pelas autoridades, principalmente por meio de teletelas, a procura de dissidentes políticos, que serão torturados e "recondicionados" a aceitar e amar o Partido.

Acredito que as semelhanças já estão claras.

Este programa, tem algumas similaridades com variados experimentos psicológicos :
a "aleatória" troca de poder no jogo ( o lider, ou o anjo )levando pessoas a assumirem comportamentos diferentes; os testes que, especialmente nesta última edição são provas que visam "quebrar" mentalmente os participantes; as intrigas constantes e o drama e o caos da casa.

Este programa, assim como outros passa certas noções que são aceitas subconscientemente pelas massas.
Como por exemplo ninguém é constante emocionalmente, padrão de pensamento: hoje você não fará tal comportamento, mas amanhã quem sabe?

Como na casa, raramente algum participante chega até o fim ( leia-se é permitido pelas constantes edições que o programa sofre que seja observado como um participante agradável para o público ) comportando-se como uma pessoa equilibrada, ou sem mudanças caóticas de comportamento.

O programa tem um certo appeal para pessoas reativas, que apenas reagem aos acontecimentos que se apresentam. Uma pessoa assim, nunca será constante, pois faltam-lhe bases internas coerentes e estáveis.

Outra noção é reforçar que conflitos caóticos, pessoas venenosas são normais, e talvez até "sinceras".
O que leva ao post de hoje.

O que faz Dourado o vitorioso desta edição?
Um indivíduo truculento, que ameaçou agredir uma mulher e fez inúmeros comentários preconceituosos?



Bem. Igual, atrai igual.

Dourado, não apenas é um reflexo da cultura Brasileira como sendo também fruto óbvio de propaganda.

O que a vitória de Dourado diz sobre os Brasileiros?
As pessoas que comentam o quanto ele é honrado, o quanto ele é "sincero".

Há uma cultura popular que confunde o fato de não conseguir reter um julgamento que pode ferir o outro com sinceridade.
Como as pessoas em geral estão constipadas emocionalmente, e nunca aprenderam a direcionar sua raiva e outros sentimentos de maneira positiva, admiram Dourado por ser como eles gostariam de ser. Ele diz, mesmo que fosse mais gentil ficar calado.

No entanto, é interessante como a questão do homem ser agressivo para com mulheres, algo normalmente muito mal visto pela nossa cultura, passar completamente despercebida por seus fãs, que enxergam Dourado como desejam enxergar.

O que isso diz sobre o Brasil no geral?

We
are
Fcked.

2 comentários: