"O pensar se manifesta na palavra; A Palavra se transforma em ato; o ato se desenvolve em hábito; e o hábito endurece como caráter." - Buda

"Nós somos as sondas por meio das quais a existência conhece a si mesma."

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O espelho fraturado da personalidade

Existem certas idéias que não são agradáveis de se discutir.
Narciso e seu reflexo?
Certas idéias que vão de encontro a atual condição humana: narcisista.
Uma destas idéias foi anunciada para o mundo há muito tempo atrás... da inevitabilidade da pessoa comum de decidir seu próprio rumo e destino.

Esta é uma das razões pelas quais quatro anos na faculdade é muito tempo... que namorar por mais de dois anos é muito tempo. Que hoje tu amas, e amanhã odeias, para depois amar de novo talvez.

A humanidade está em modo de reação. Ela simplesmente reage ao estímulo externo do momento.. para reagir em outro momento ao próximo, e ao próximo. Seguindo certas leis, é inevitável que eventualmente o conjunto de "choques" externos redirecione o homem numa direção oposta a que ele estava tomando anteriormente.

Como isto é possível? O homem, a mulher, não possuem uma direção, uma vontade que os comanda?

Sim. No entanto a parte da personalidade que dita esta direção muda constantemente.

O nó gordio da personalidade dividida em quereres e desgostos...

Desde o momento em que conseguem guardar conceitos e abstrações, crianças são ensinadas, ora diretamente, ora indiretamente, que a sua personalidade é o "conjunto total da obra" por assim dizer.

Que é um ser humano integro e completo, sem nenhuma rachadura ou descontinuidade.
No entanto, quem nunca presenciou alguém cujo comportamento muda quase que instantâneamente seguindo certo estímulo externo?

Exemplo. Homem pacato, manso, de fala lenta e deliberada no dia a dia. Seu nome é Josué. Reservado e tranquilo, um exemplo de equilibrio... até ocorrer uma partida de futebol. O que era calmo se torna agitado, o que era manso torna-se agressivo e xinga, xinga. O equilibrio não será restaurado até a partida, e seus efeitos sobre ele, terminarem.

Se Josué é tão calmo, o que ocorre durante as partidas de seu time? Uma das explicações comuns é que Josué simplesmente gosta tanto de seu time, que ele vira outra pessoa. Eu ofereço outra explicação. Josué naquele momento era realmente outra pessoa. Uma pessoa para quem as reações de Josué são estranhas, e que seu comum é ser agressivo e agitado. Ambas as pessoas convivem em Josué. E muitas outras também, de todos os temperamentos e tamanhos. Possessão demoniaca? Nem de longe. É o fenômeno da Personalidade e suas fraturas.

Não há um Josué apenas vivendo dentro da mente de Josué. Existem vários, com diferentes gostos e predileções.. e a cada momento, seguindo determinado estímulo, cada um deles fica no controle. É como se fosse uma imensa cidade, onde cada cidadão pudesse ser prefeito por uma hora, e fazer o que bem entende, e ninguém entra em consenso sobre como governar a cidade.

Josué é doente? Maluco? Não, infelizmente tal estado é comum a quase todos nós.
Josué tem esperança? Isto depende de muitas coisas, mas principalmente se ele está disposto a admitir o fato, e iniciar certas contra-medidas.

O espelho fraturado que é a Personalidade nada pode refletir, pois seus pedaços são de diferentes tamanhos e até de tipos de vidro diferentes, quem eu pergunto, este espelho pode refletir, em fidelidade?
Quem, a personalidade fraturada pode enxergar em verdade?

2 comentários:

  1. Muito bom.

    Mas faltam mais fotos no meio do texto para deixar a leitura mais leve.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Marcelo

    Pois é cara, primeiro catamos os pedaços, depois os cacos, logo os caquinhos e mesmo depois que nos reestruturamos e ficamos bem , logo logo nos quebramos novamente por estarmos em processo de auto conhecimento e dando valor aonde realmente vale a pena, porém se torna mais difícil por um período, porque as pessoas que nos vêem com frequência, de uma forma elas querem que sejamos exatamente como antigamente, porém quem passou por situações de se quebrar, a visão muda e a visão antiga que a própria pessoa tinha dela mesma ja era, não volta mais.Porém quem passa com sucesso e consegue enxergar , na minha opinião a famosa "LUZ NO FIM DO TÚNEL", sai revigorado e com vontade de viver a cada dia como se fosse o último e o mais importante vive no presente sem ilusão e com os pilares internos mais fortes.

    ResponderExcluir