"O pensar se manifesta na palavra; A Palavra se transforma em ato; o ato se desenvolve em hábito; e o hábito endurece como caráter." - Buda

"Nós somos as sondas por meio das quais a existência conhece a si mesma."

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Informação Versus Conhecimento

Quantas vezes nos deparamos empolgados em distribuir, espalhar certa verdade ou verdades que encontramos ao longo de nossas vidas? Seja um pensamento que inspira, vindo de uma facção religiosa, seja uma conclusão que chegamos após um tempo observando determinado fenômeno ou situação social.

Normalmente o que se vê, é a tendência a debater, a combater o outro. A subjugar seu ouvinte a aceitar seu ponto de vista, confirmando a si mesmo no processo. O que estou querendo dizer é que muitas vezes que alguém lhe passa algo, seja uma informação, um "truismo" ou algo assim, ela não possui um genuíno interesse em melhorar sua vida.
Simplesmente o desejo é de se afirmar como correto, e evitar angústia e outros sentimentos internos.
           
Debate, em sua essência meiga e "positiva"
Outras vezes a informação não tem grande valia, já que você está em um caminho diferente da pessoa. Deve-se levar sempre em consideração quem é a pessoa que lhe traz a informação, e tornar-se astuto o suficiente para conseguir intuir ou descobrir de maneira empírica quais são suas reais intenções. Qual o valor de uma informação sobre como ser mais "assertivo" e como "destruir seu oponente" em um argumento, quando a pessoa que recebe a informação está mais interessada em troca de informação, ao invés de estar simplesmente "certo" ?

Esta é uma das razões pelas quais a informação não viaja só. Ela precisa de um veículo, que lhe dá sentido, contexto e direção. No modo em que este veículo lhe transmite a informação estão contidas todas estas coisas, é só aprender a observar.

Outra situação que ocorre, é que o indivíduo sente que lhe foi passada uma grande verdade, e o que ele faz é simplesmente lhe re-passar o veículo por onde ele conseguiu tal informação.
Esta maneira de encaminhar a situação tem grande valia, no entanto uma outra abordagem, mais oriental em origem, tem um maior poder de penetração.

Se você crê que recebeu uma informação sobre como viver melhor, pratique. Faça desta informação, que pode ser uma nova maneira de caminhar, ou de respirar ou de entender certo aspecto de nosso mundo, sua propriedade. Caminhe com o que você aprendeu, pratique sempre.
Se a informação for válida, ela mudará sua vida perceptivelmente para melhor. Se não for, discarte, começe novamente.

Eventualmente as pessoas perceberão a mudança e esta informação, que agora é conhecimento, terá muito mais impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário