"O pensar se manifesta na palavra; A Palavra se transforma em ato; o ato se desenvolve em hábito; e o hábito endurece como caráter." - Buda

"Nós somos as sondas por meio das quais a existência conhece a si mesma."

domingo, 26 de agosto de 2012

A Dica dos Caçadores coletores para enfrentar a obesidade


Helen Briggs
BBC News
Mon, 13 Aug 2012 19:30 CDT

A ideia de que exercícios são mais importantes do que a dieta na luta contra a obesidade vem sendo contradita por nova pesquisa.
Um estudo da tribo Hadza, que ainda existe como caçadora-coletora, sugere que a quantidade de calorias que nós precisamos é uma caracteristica humana fixa.
Isso sugere que ocidentais estão se tornando obesos por comer demais e não por causa de um estilo de vida inativo, dizem cientistas.
O estilo de vida do povo Hadza mudou pouco em 1,000 anos.
Uma em cada dez pessoas serão obesas em 2015.

E, aproximadamente um terço da população mundial deverá estar acima do peso, de acordo com os gráficos da World Health Organization.
Acredita-se que o estilo de vida ocidental é largamente culpado pela "epidemia" de obesidade.
Vários fatores estão envolvidos, incluindo comidas processadas ricas em açúcar e gordura, porções grandes de comida, e um estilo de vida sedentário onde carros e máquinas fazem a maior parte do trabalho físico diário.
O equilibrio relativo entre de sobre-consumo e falta de exercícios é matéria de debate, no entanto.
Alguns especialistas tem proposto que a nossa necessidade de calorias tem caído drasticamente desde a Revolução Industrial, e esst é um risco muito maior para a obesidade do que mudanças na dieta.
Um estudo publicado no jornal PLos ONE testou a teoria observando o gasto de energia na tribo da Tanzânia, Hadza.
O povo Hadza, que ainda vive como caçadores-coletores, foram usados como modelo do estilo de vida  humano ancestral.
Membros da população de 1,000 indivíduos caçam animais e procuram por bagas, raízes e frutas a pé, usando arcos, machadinhas, e gravetos para cavar. Eles não usam ferramentas ou armas modernas.

DIVERSOS ESTILOS DE VIDA

Um time de cientistas dos EUA, Tanzânia e Reino Unido, mensuraram o gasto de energia em 30 homens e mulheres Hadza entre 18 e 75 anos.
Eles descobriram que os níveis de atividade física em homens e mulheres Hadza eram muito maiores, mas quando corrigidos para o peso e a altura, sua taxa metabólica não era diferente da dos Ocidentais.
Dr. Hermam Pontzer do departamento de antropologia em Hunter College, New York, disse que todo mundo tem assumido que caçadores coletores deveriam queimar muito mais calorias por dia do que adultos nos EUA e Europa.
A informação veio como uma surpresa, ele disse, destacando a complexidade do gasto de energia.
Mas ele insiste que exercícios físicos são, ainda assim, importantes para manter uma boa forma/saúde.
''Para mim isso diz que a grande razão para os ocidentais estarem engordando é que nós estamos comendo demais - não é porque nós fazemos poucos exercícios'', disse Dr Pontzer.
''Ser ativo é realmente importante para a sua saúde, mas isso não te fará magro - nós precisamos comer menos.
''Gasto de energia diário pode ser um traço desenvolvido que tem sido moldado pela evolução e é comum a todas as pessoas, e não simplesmente uma reflexão dos nossos diversos estilos de vida.''

Traduzido por André Almeida - Colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário