"O pensar se manifesta na palavra; A Palavra se transforma em ato; o ato se desenvolve em hábito; e o hábito endurece como caráter." - Buda

"Nós somos as sondas por meio das quais a existência conhece a si mesma."

sábado, 4 de agosto de 2012

Artigos Traduzidos: O que ocorre no seu cérebro quando você come açucar? Dieta Rica em Frutose Prejudica Memória e Aprendizado

Original:  http://www.sott.net/articles/show/248954-This-is-your-brain-on-sugar-high-fructose-diet-sabotages-learning-memory 

Comer mais ômega-3 pode compensar os danos, dizem os pesquisadores
 

Atenção, estudantes universitários em fim de periodo: Atacar refrigerantes e doces por um tempo tão curto quanto pouco menos de seis semanas pode fazer você estúpido. 

Um novo estudo em ratos na UCLA, é o primeiro a mostrar como uma dieta constantemente alta em frutose retarda o cérebro, prejudicando a memória e aprendizagem - e como os ácidos graxos ômega-3 podem conter a perturbação. O Journal of Physiology publica estes resultados na sua edição de 15 de maio. "Nossas descobertas mostram que o que você come afeta como você pensa", disse Fernando Gomez-Pinilla, professor de neurocirurgia na David Geffen School of Medicine da UCLA e um professor de biologia integrativa e fisiologia na Faculdade de UCLA de Ciências e Letras.
"Comer uma dieta rica em frutose ao longo do tempo altera a capacidade do seu cérebro para aprender e lembrar de informações. Mas a adição de ômega-3 em suas refeições pode ajudar a minimizar os danos."
Enquanto pesquisas anteriores revelaram como a frutose prejudica o corpo através do seu papel na obesidade, diabetes e esteatose hepática não-alcólica (Fígado Gordo), este estudo é o primeiro a descobrir como o adoçante influencia o cérebro. 

Fontes de frutose na dieta ocidental incluem cana de açúcar (sacarose) e xarope de milho de Alta Frutose, um adoçante líquido barato. O xarope é amplamente adicionados aos alimentos processados, incluindo refrigerantes, condimentos, e alimentos para bebés. O americano médio consome cerca de 47 quilos de açúcar de cana e 35 quilos de alta frutose xarope de milho por ano, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. "Estamos menos preocupados com a frutose que ocorre naturalmente em frutas, que também contêm antioxidantes importantes", explicou Gómez-Pinilla, que também é membro do cérebro da UCLA Research Institute Centro de Pesquisa e lesão cerebral. 

"Estamos mais preocupados com a frutose do xarope de milho, que é adicionado aos alimentos industrializados como um adoçante e conservante." 

Fernando Gomez-Pinilla brain sugar
© Desconhecido
Fernando Gomez-Pinilla
Gomez-Pinilla e o co-autor do estudo, Rahul Agrawal, um professor visitante de pós-doutorado da Índia, estudaram dois grupos de ratos que consumiam uma solução cada frutose como beber água durante seis semanas. O segundo grupo também recebeu ômega-3 na forma de óleo de linhaça e ácido docosahexaenóico (DHA), que protege contra danos às sinapses - as ligações químicas entre as células cerebrais que permitem que a memória ea aprendizagem. 

"O DHA é essencial para a função sináptica -  a capacidade células cerebrais de transmitir sinais de uma para a outra," Gomez-Pinilla disse. "Este é o mecanismo que torna o aprendizado e memória possível. Nossos corpos não podem produzir DHA suficiente, por isso deve ser complementado através da nossa dieta." 

Os animais foram alimentados com dieta padrão e treinados em um labirinto duas vezes por dia durante cinco dias antes de iniciar a dieta experimental. A equipe da UCLA testou como os ratos foram capazes de navegar pelo labirinto, que continha inúmeros buracos, mas apenas uma saída. Os cientistas colocaram marcos visuais no labirinto para ajudar os ratos a aprender e lembrar do caminho. 

Seis semanas depois, os pesquisadores testaram a capacidade dos ratos para recordar a rota e escapar do labirinto. O que eles viram os surpreendeu. 

"O segundo grupo de ratos percorreu o labirinto muito mais rápido do que os ratos que não receberam ômega-3", disse Gomez-Pinilla. "Os animais  privados de DHA foram mais lentos, e os seus cérebros mostraram um declínio na atividade sináptica. Suas células cerebrais tinham problemas de sinalização entre si, prejudicando a capacidade dos ratos de pensar claramente e recordar o caminho que havia aprendido seis semanas antes." 

Os ratos privados de DHA também desenvolveram sinais de resistência à insulina, um hormônio que controla o açúcar no sangue e regula a função sináptica no cérebro. Um olhar mais atento no tecido cerebral dos ratos sugeriu que a insulina havia perdido muito de seu poder de influenciar as células do cérebro. 

"Como a insulina pode penetrar a barreira hematoencefálica, o hormônio pode ser um sinal  neuronal para desencadear reações que perturbam a aprendizagem e causar perda de memória", disse Gomez-Pinilla. 

Ele suspeita que a frutose é a culpada por trás da disfunção cerebral dos ratos com deficiência de DHA. Comer muita frutose pode bloquear a capacidade da insulina para regular como as células usam e armazenam açúcar para a energia necessária para o processamento de pensamentos e emoções. 

"A insulina é importante no corpo para controlar o açúcar no sangue, mas pode desempenhar um papel diferente no cérebro, onde a insulina parece perturbar a memória e aprendizagem," disse. "Nosso estudo mostra que uma dieta rica em frutose prejudica o cérebro, assim como o corpo. Isto é algo novo." 

Gomez-Pinilla, um nativo do Chile, e um entusiasta de exercício, que pratica o que prega, aconselha as pessoas a manter a ingestão de frutose em um mínimo e trocar sobremesas açucaradas por frutas frescas e iogurte grego, que ele mantém ao alcance da mão em um pequeno frigorífico em sua escritório. Uma barra de chocolate escuro ocasional que não tenha sido processada com um monte de adoçante extra pode também, disse ele. 

Ainda planejando para jogar a precaução ao vento e comer um sundae com calda derretida? Então também coma alimentos ricos em ômega-3, como salmão, nozes e linhaça, ou tome uma cápsula de DHA diariamente. Gomez-Pinilla recomenda um grama de DHA por dia. 

"Nossas descobertas sugerem que consumir regularmente DHA protege o cérebro contra os efeitos nocivos da frutose", disse Gomez-Pinilla. "É como economizar dinheiro no banco. Você quer construir uma reserva para o seu cérebro quando necessita de combustível extra para combater doenças futuras." O estudo da UCLA foi financiado pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame.Laboratório Gomez-Pinilla vai agora examinar o papel da dieta na recuperação de traumatismo cerebral. 

[Correção: § 5 º deste comunicado foi alterado de uma versão anterior para refletir que o estudo se concentrou em frutose em geral, não especificamente em alta frutose xarope de milho, que o xarope de milho rico em frutose não é necessariamente "seis vezes mais doce" do que o açúcar de cana e que os americanos consomem cerca de 35 quilos de alta frutose xarope de milho per capita anualmente, e não "mais de 40 quilos." Citação do pesquisador no § 6 º também foi ligeiramente modificada para evitar a implicação de que o estudo se concentrou apenas na alta frutose xarope de milho.] 

O Departamento de Neurocirurgia da UCLA está empenhado em fornecer o mais abrangente cuidado aos pacientes por meio de programas inovadores de clínicas minimamente invasivas no cérebro e cirurgia da coluna vertebral; neuroendoscopia, neuro-oncologia para adultos e tumores cerebrais em crianças, cirurgia cerebrovascular; radiocirurgia estereotáxica para o cérebro e problemas de coluna; cirurgia para distúrbios do movimento, tais como a doença de Parkinson, e cirurgia de epilepsia. Por 20 anos consecutivos, o departamento foi classificado entre os 10 melhores programas de neurocirurgia do país pelos EUA News & World Report.

Nenhum comentário:

Postar um comentário